NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Finança Há 222 dia(s)

Imposto de renda solidário

A Campanha Imposto Solidário busca sensibilizar aos doares sobre a importância da doação aos Fundos para a Infância e Adolescência e Fundo Municipal dos Direitos da pessoa Idosa.

#Lazer Há 303 dia(s)

CAMPEONATO DE BLOCOS 2024

CAMPEONATO DE BLOCOS 2024 - Vem pra Abertura do maior Campeonato de Blocos de todos os tempos!

#Cultura Há 305 dia(s)

PRORROGAÇÃO DAS iNSCRIÇÕES DA LEI PAULO GUSTAVO

PRORROGAÇÃO DAS iNSCRIÇÕES DA LEI PAULO GUSTAVO

#Lazer Há 345 dia(s)

NATAL DE CARNAUBAIS

NATAL DE CARNAUBAIS - Traga a família, toda a criançada, e vem para o NATAL DE CARNAUBAIS! A partir das 17h, no largo da Prefeitura!!

#Agenda Há 361 dia(s)

Nesta quinta-feira, 30/11, A Prefeita, Marineide Diniz, juntamente com o Papai Noel, acenderá as luzes natalina.

Nesta quinta-feira, 30/11, Nesta quinta-feira, 30/11, acenderá as luzes natalina da cidade!

#DireitosHumano Há 1 ano(s)

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONCELHO 2023

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONCELHO 2023

#Administração Há 1 ano(s)

ELEIÇÃO 2023 PARA O CONCELHO TUTELAR

#carnaubais Há 1 ano(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito